quinta-feira, 3 de julho de 2014

Carta de Boas-Vindas

Olá a todos,

O blog Realidade e História tem como intenção do seu autor escrever sobre o cotidiano político, econômico e social desse país, além de historiografia, na visão de um historiador, sendo muitas vezes a minha opinião saindo do senso comum esperado por um historiador no Brasil, geralmente alinhado com pensamentos de esquerda como condição sine qua non para o exercício intelectual.
Nesse blog, além de quebrarmos o paradigma dominante do pensamento acadêmico de humanas brasileiro, terá como norte a manutenção da liberdade de expressão, condição fundamental para a prática livre da intelectualidade e tão ameaçada nos dias de hoje nesse país por forças políticas que buscam uma hegemonia e controle social de todo o espectro político. 

Clio, musa da História que escreve atentamente 
e incansavelmente sobre a realidade

Espero que o maior número possível de leitores entrem nessa página, seja para concordar ou discordar do que aqui é escrito, o importante é que o debate aconteça.
Para a imagem do blog foi escolhido o quadro de Diego Velasquez, A Rendição de Breda (1634-35), pois ela é bastante representativa de como a realidade e suas relações no espaço-tempo são construídas através da guerra e do combate, seja ele armado ou não, questão que voltarei em uma reflexão futura.
A escolha do cavalo negro no símbolo do blog é influência do cavalo do Apocalipse de cor preta, que carrega uma balança, quis simbolizar a questão da justiça, que é extremamente falha nesse país e em várias partes do mundo, o que causa diversas problemáticas no mundo, sejam sociais, econômicas e de escassez de víveres para muitas pessoas desse planeta.
Eis o trecho do Apocalipse que fala sobre o cavalo negro:

"E eu vi, e eis um cavalo preto; e o que estava sentado nele tinha uma balança na mão. E eu ouvi uma voz como que no meio das quatro criaturas viventes dizer: "Um litro de trigo por um denário, e três litros de cevada por um denário; e não faças dano ao azeite de oliveira e ao vinho."
Apocalipse 6:6

Com essa mensagem sombria, porém, otimista pela possibilidade de buscarmos justiça através do debate intelectual e ação em nossa realidade e tempo-espaço histórico, é que encerro essa mensagem de boas-vindas.

Abraço à todos os leitores, e sejam bem vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário